quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Santa Rita é mais vulnerável a enchentes do que Itajubá, afirma professor da Unifei

Uma palestra com o tema “Enchentes na bacia do Rio Sapucaí’, aconteceu na sede da ‘Loja Maçônica Caridade Sul Mineira’, em Santa Rita do Sapucaí, na noite da última segunda-feira (12). A palestra foi proferida pelo professor e pró-reitor de graduação da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) Alexandre Augusto Barbosa. O professor é especialista em atividades como controle de enchentes, estudos em máquinas de fluxo e gestão educacional.

Para o professor da Unifei as cheias são causadas por cinco elementos: os eventos naturais, a impermeabilização da superfície, a ocupação de áreas alagáveis, o desmatamento e a ocupação de encostas. Segundo Alexandre, Santa Rita do Sapucaí é mais vulnerável a enchentes do que Itajubá. “Itajubá tem mais construções nas encostas. Então Santa Rita é mais vulnerável nesse sentido, por ter mais áreas suscetíveis às inundações”, declara.

O evento faz parte de um projeto de Meio Ambiente promovido pela ‘Grande Loja Maçônica de Minas Gerais’, que acontece no segundo semestre deste ano. Segundo o presidente da Loja Maçônica, Sidney Severini, o evento é necessário para apontar o quanto a falta de consciência sobre o meio ambiente afeta a comunidade. “No passado, as pessoas não tinham consciência, por exemplo, de que não se podia assorear rios, que não se podia fechar e aterrar várzeas, e, hoje, nós estamos vendo que isso tem um peso”, comenta.

O pró-reitor da universidade comenta ainda que o nível do Rio Sapucaí tem sido monitorado desde a enchente do ano 2000, que foi a maior dos últimos 15 anos. Durante a palestra, o professor ressaltou também que a maior cheia registrada na região ocorreu no ano de 1874. O professor apontou soluções que seriam definitivas para amenizar o problema das enchentes do Rio Sapucaí. Para ele, a construção de barramentos, a eliminação de alguns bairros e a construção de diques resolveriam o problema de Santa Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário